Images

Saiba como reclamar de taxa bancária indevida


O consumidor que se sentir prejudicado com cobranças indevidas do banco deve procurar primeiro a agência bancária para tentar resolver o problema. Se o cliente não obtiver resposta da instituição, ele aciona o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza). 

A coordenadora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos (foto), diz o passo a passo para quem já procurou a agência bancária e não sanou os problemas referentes a cobranças indevidas. Segundo a coordenadora, o consumidor deve sempre verificar o extrato bancário e estar atento a irregularidades.

O Procon pode ser acionado por telefone, internet e pessoalmente. Assim que contactado, se constatar irregularidade do banco, o órgão encaminha uma Carta de Informação Preliminar (CIP) ao reclamado.

A resposta à carta deve chegar ao consumidor no prazo máximo de dez dias. Se, mesmo assim, o banco não concordar em atender a reclamação do cliente, o Procon deve ser acionado novamente e começa uma nova etapa.

Com a resposta negativa do banco, o Procon notifica a empresa para que ela compareça a uma audiência de conciliação na sede do órgão. Mesmo que o acordo não seja feito, o Procon multa a empresa pela irregularidade cometida. Cláudia Santos diz que a multa pode variar de R$ 608,14 a R$ 912,210 milhões e a aplicação depende do grau da infração, da vantagem que a instituição teve e da condição econômica dela.

Segundo a coordenadora, 70% dos casos são resolvidos diretamente no Procon e o judiciário é procurado apenas se o consumidor ficar sem solução.

Serviço
Procon Fortaleza
Telefone: 151
Endereço: Rua Major Facundo, 869 - Centro
Site: www.fortaleza.ce.gov.br/procon

0 comentários: