Images

Tarifa de conexão volta às aéreas

Após conceder no dia 12 de julho uma liminar que permitia que as companhias aéreas repassassem as tarifas de conexão para seus passageiros, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) acatou recurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e suspendeu sua própria decisão, devolvendo assim os custos de interconexão para as empresas. Isso impede que os clientes sofram nova cobrança de embarque antes de chegarem ao seu destino final.

Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, o repasse dos custos de conexão aos passageiros "não faz sentido". "O passageiro já paga a tarifa de embarque no aeroporto de origem. Se ele vai fazer uma conexão antes de chegar ao seu destino final, isso foi acertado antes, na compra da passagem, com a companhia aérea e é ela que deve pagar. O consumidor não pode pagar duas vezes", diz.

De acordo com o Coordenador Geral do Procon Fortaleza, George Valentim, esse valor não pode ser repassado ao passageiro, inclusive já deve estar incluso no valor total da passagem, assim a cobrança da tarifa é abusiva para a parte mais fraca nessa relação,  que é o consumidor, afirma Valentim. (Informações do Dário do Nordeste)

0 comentários: