Images

Cadastro positivo entra em vigor a partir de hoje

Quase dez anos depois de ser anunciado, o cadastro positivo, lista de bons pagadores, começa a funcionar para valer.

A partir de hoje, bancos e outras instituições financeiras poderão acessar e começar a alimentar a lista com informações sobre a pontualidade de pagamento de seus clientes, desde que estes autorizem.

Desde janeiro que órgãos de proteção ao crédito, como Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista, já vêm abastecendo o cadastro positivo, com informações de pagamentos fora do sistema financeiro, como contas da luz e boletos de escola, de pessoas que aderiram à lista. Agora, a lista poderá incluir o histórico bancário desses clientes.

A nova ferrramenta vai guiar as instituições financeiras na concessão de empréstimos e deve baratear o crédito para o bom pagador.

Já implementado no exterior, o sistema, além de reduzir os juros de quem quem paga as contas em dia, também ampliou os prazos de pagamentos dos empréstimos e facilitou o acesso ao crédito de quem não tinha conta em banco.

"O modelo viabiliza a entrada de novas pessoas no mercado de crédito que eventualmente tinham dificuldade em comprovar renda", afirmou Dorival Dourado, presidente da Boa Vista. 


Vamos nós: É importante que você consumidor verifique bem antes de aceitar fazer parte desse cadastro, uma vez que nele estarão disponíveis para as empresas as suas informações. Na verdade a sua privacidade será invadida com o seu consentimento. Outra coisa, você poderá sair da lista quando quiser.

0 comentários: