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Procon Fortaleza reúne-se com 15 empresas mais reclamadas em 2013

O Procon Fortaleza reuniu-se, na manhã desta terça-feira (12/11), com as 15 empresas mais reclamadas na Capital, entre os meses de janeiro e outubro de 2013. O objetivo foi informar aos fornecedores sobre a situação e debater estratégias para otimizar o atendimento ao consumidor, por meio de mecanismos como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC 0800).
 
De acordo com George Valentim, coordenador Geral do órgão, os consumidores têm dificuldades para resolver seus problemas por meio dos SACs. “Uma forma que as empresas podem diminuir essas estatísticas é melhorar esse serviço e dar atenção às notificações do Procon para evitar a abertura de reclamações. É um marketing negativo muito forte que elas estejam no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado em março de 2014”, disse.
 
Ele explicou que o consumidor lesado por uma empresa passa por três etapas: procurar resolver diretamente, por meio do SAC; abrir o procedimento no Procon, que emite uma Carta de Informação Preliminar (CIP) para o problema ser resolvido em 10 dias; abrir reclamação e marcar a audiência de conciliação. Se a audiência não resolver, a situação será encaminhada ao Poder Judiciário.
 
O Procon notificará os fornecedores que não foram à reunião para um encontro nos próximos dez dias. Caso não compareçam, estarão sujeitos a um processo administrativo que pode gerar uma multa que varia de R$ 600 mil a R$ 9 milhões.
 
As 15 empresas mais reclamadas em 2013 são:

 1) Oi Fixo
 2) Oi Móvel
 3) Companhia de Água e Esgoto do Ceará
 4) Banco Bradesco
 5) Comercial Rabelo Som e Imagem
 6) Cemaz Indústria Eletrônica da Amazônia
 7) Dricos Móveis e Eletrodomésticos
 8) Caixa Econômica Federal
 9) Banco Santander
 10) Banco do Brasil
 11) Claro (3G e Móvel)
 12) Companhia Energética do Ceará
 13) Remo Service
 14) Eletrônica Moriá
 15) Brastemp / Consul
 
Fonte: Prefeitura de Fortaleza

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