Images

Planeje-se e evite pagar juros no cartão de crédito

Consultora financeira alerta que uso do cartão é somente forma de pagamento

Bom dia! Os juros cobrados pelas compras efetuadas no cartão de crédito estão cada vez mais abusivos. Pesquisa recente desenvolvida pela Fundação Proteste apontou que as taxas chegam a quase 1.000% ao ano. Para não deixar você cair nessa armadilha, o R7 entrevistou especialistas em finanças pessoais e indica como não se tornar refém do cartão.

Segundo a consultora financeira pessoal Gabriela Vale, o valor das compras realizadas com o cartão de crédito deve ser guardado do salário referente ao mês anterior para não haver problemas futuros. Para Gabriela, se houver esse tipo de organização, "o consumidor nunca vai pagar juros no cartão de crédito”.

— O cartão de crédito tem que ser visto como mera forma de pagamento. Então, se eu tenho dinheiro, por conveniência vou pagar com o cartão de crédito. Caso a pessoa entre em parcelamento, ela tem que contar com aquela dívida ao longo do período de contratação.

Pagamento Mínimo

Gabriela alerta ainda para não optar pelo pagamento mínimo quando for quitar a fatura do cartão, porque os juros podem aumentar o valor das dívidas.  

— Se a pessoa for pagando toda vez o mínimo do cartão, em seis meses a dívida dela dobra.

Não leve

Outra alternativa proposta por Gabriela Vale é de, em casos extremos, não levar o cartão ao sair de casa para evitar o consumo desnecessário.

— A pessoa tem que saber quais são as possibilidades dela antes de sair de casa e se planejar. O problema do brasileiro é a falta de planejamento.

*Colaborou Alexandre Garcia, estagiário do R7

Fonte: R7 - 12/02/2014

0 comentários: