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Procon registra 32 reclamações em 15 horas da Black Friday em Fortaleza

Durante as primeiras 15 horas da Black Friday Brasil 2014, o Procon Fortaleza registrou 32 atendimentos a consumidores que registraram denúncias e reclamações contra empresas participantes da Black Friday. As reclamações recebidas foram em sites  de comércio eletrônico e em lojas físicas. Consumidores tiveram dificuldades de adquirir TVs, aparelhos celulares, utilidades do lar, lavadouras de roupas, poltronas, guarda-roupas e multiprocessadores de alimentos, entre outros

Os principais problemas relatados pelos consumidores ao Procon foram a falsa promoção e duplicidade de preços; produto esgotado; preço diferenciado para pagamento com cartão de crédito e em espécie e propaganda enganosa. Fiscais do Procon estão pesquisando, desde o início da semana, preços de ofertas e produtos. A ideia é comparar com os anúncios da Black Friday para analisar se houve propaganda enganosa. Se constatado a falsa promoção, as empresas podem ser multadas em até R$ 9,6 milhões.

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De acordo com a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o consumidor pode denunciar durante todo o fim de semana, inclusive após o período de campanha da Black Friday. "Nosso link da internet continua recebendo denúncias e reclamações. É importante que o consumidor observe se, realmente, o valor do produto é promocional, fazendo um print da página", alertou.

Cuidados na hora de comprar
 - Pesquise em sites de busca os preços e ofertas antes de realizar a compra;
 - Compre apenas em sites que tenha o ícone em forma de cadeado no navegador;
 - Compare o produto com outras marcas e analise das funções;
 - Leia com atenção a política de privacidade da loja virtual;
 - Documente tudo, salve e imprima a oferta e confirmação do pedido;
 - Denuncie qualquer irregularidade ao Procon Fortaleza.

Do G1 CE

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