Images

Procon apresenta palestra sobre educação para o consumo a alunos no Jangurussu


O Procon Fortaleza realizou, na manhã desta quinta-feira (12/3), palestra sobre educação para o consumo a 110 alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Médio Marta dos Martins Coelho Guilherme, no bairro Jangurussu. A ação do projeto integra a programação da Semana do consumidor, que acontece até domingo.

Para a diretora geral do órgão, Cláudia Santos, é necessário promover o consumo consciente, já que os adolescentes são muito suscetíveis às pressões publicitárias de diversos produtos. “É uma maneira de conscientizar e educar esses consumidores, que influenciam as despesas domésticas da família. É importante que eles tenham todas essas informações”, disse. Ela afirmou que a Semana do Consumidor está sendo bem sucedida, com várias demandas para aberturas de reclamações e orientações jurídicas.

Segundo a diretora da Escola dos Martins Coelho Guilherme, Vanda Barros, a instituição de ensino serve como mediadora entre os órgãos públicos e a comunidade. “A comunidade aqui é muito carente, precisamos de apoio para que sejam geradas melhorias no bairro. A partir do momento que há essa interação entre as instâncias sociais, o aluno pode levar para a família o conhecimento adquirido sobre assuntos como preços e juros abusivos, orçamento familiar e o que fazer em caso de quebra do produto”, afirmou.

Foram distribuídos kits para os estudantes como a Cartilha de Direitos do Consumidor, o Código de Defesa do Consumidor e um folder explicando os serviços ofertados pelo Procon. A coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atual presidente do Fórum Permanente de Defesa do Consumidor, Shandra Aguiar, afirmou que esses instrumentos auxiliam os jovens na educação para o consumo, reforçando também o papel dos pais na formação dos filhos. “Os pais e a escola devem ter a mesma conduta, para que a criança não crie conflitos”. Durante sua fala, Shandra falou sobre a relação entre fornecedor e consumidor, a realização uma pesquisa de preços, a necessidade do consumo e as formas possíveis para pagamento de um produto.
A estudante do 7º ano Sabrina dos Santos, 12, afirmou que a palestra proporcionou bons aprendizados. “Nós temos que prestar atenção nos produtos que a gente vai comprar, para que a relação entre fornecedor e consumidor seja balanceada”, apontou.

Procon Fortaleza nas Escolas
O projeto leva conhecimentos básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para crianças, jovens e adultos de escolas e instituições públicas. Por meio de palestras e ações educativas, os participantes tiram suas dúvidas e recebem orientação sobre as relações de consumo. As palestras envolvem a economia familiar, adequação de orçamento e compras pela internet. Pelo menos quatro instituições de ensino recebem a cada mês a visita do Procon.

A iniciativa também envolve a prestação de serviços de atendimento ao consumidor e orientação jurídica por meio da Unidade do Procon Móvel, mediante avaliação prévia dos técnicos do Procon. As próximas visitas serão na Escola Marieta Calis, no bairro Conjunto Palmeiras, nos dias 18 e 27 de março.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

0 comentários: