Images

Dez razões para evitar produtos piratas

A venda de produtos ilegais (falsificados, piratas, contrabandeados e outros) é um fato generalizado que deve ser combatido pela sociedade e autoridades competentes. A compra de produtos de origem ilegal representa uma ameaça. Além de não respeitarem as normas técnicas brasileiras, não possuem garantia e podem afetar a saúde e segurança dos consumidores.

Qualidade

Os produtos ilegais apresentam irregularidades técnicas e não têm garantia de qualidade. Podem causar diversos problemas para quem os compra ou utiliza.

Financiamento do crime

Quem compra ou utiliza estes produtos patrocina o crime; estimula a ilegalidade e coloca sua saúde e segurança em risco.

Concorrência desleal

As principais consequências coletivas da compra de produtos piratas são estímulo ou crescimento do crime organizado; obras sociais perdem importantes investimentos devido a sonegação de impostos; concorrência desleal com empresas que respeitam as leis, gerando falências e desemprego; e prejuízos ao meio ambiente pela não observação das normas que visam sua preservação.

Cuidado com brinquedos

Brinquedos ilegais não são testados. Podem causar acidentes, pois é comum apresentarem peças que se soltam facilmente e substâncias tóxicas, como o chumbo, que quando presente nas tintas que colorem o brinquedo podem contaminar crianças. Se ingerido, nunca mais é eliminado do organismo.

Celulares: potencial risco

Aparelhos falsos podem causar sérios danos ao consumidor, como a explosão da bateria durante a utilização do aparelho ou no momento em que são carregadas.

CDs e DVDs

O consumidor que compra mídias (CD e DVDs) falsificados, incentiva uma atividade ilegal que causa inúmeros danos à indústria de entretenimento e a toda sociedade, já que desrespeita os direitos autorais, sonega impostos, financia outros crimes, dentre outras consequências por vezes difíceis de serem compreendidas, porém bastante danosas.

Eletrônicos e computadores

Produtos ilegais não atendem aos requisitos de qualidade técnica, ou seja, não são adaptados aos padrões brasileiros, o que dificulta ou impede a utilização e afeta a durabilidade. Também não possuem garantia, nem assistência técnica. Representam risco à segurança e saúde do consumidor, já que não são testados. Se na embalagem houver as palavras “refurbished” ou “remanufactured” são produtos usados, cuja venda é proibida no Brasil.

Óculos

Produtos ilegais têm lentes que não recebem tratamento adequado, deixando os olhos ainda mais expostos aos raios solares, o que pode causar lesões no globo ocular, além de aumentar as chances de desenvolvimento de doenças como inflamação, catarata e deslocamento da retina. Pequenos detalhes como rebarbas na armação, logotipos com falhas, hastes muito duras ou bambas, lentes com cores diferentes, são indícios de produtos falsificados.

Tênis

Tênis pirata pode ser mais barato, mas tem baixa durabilidade e resistência, obrigando a uma nova compra em pouco tempo. Pode causar danos à saúde e não representa vantagem financeira real.

Fonte: O Globo

0 comentários: