Images

Dívida com juro alto deve ser paga antes de gastar 13º

Quem tem dívidas deve aproveitar os recursos extras do 13º salário para se livrar das pendências antes de cair na tentação de gastá-los neste fim de ano. A recomendação ganha força pela perspectiva de continuidade da recessão em 2016, aumentando o desemprego e pressionando a renda, fatores que agravam o endividamento.

Ao regularizar as dívidas, o consumidor deve priorizar aquelas com juros mais elevados, como as do rotativo do cartão de crédito (quando o cliente não paga a fatura inteira) ou do cheque especial, que crescem em velocidade maior. Uma dívida de R$ 10.000 no rotativo do cartão pode superar R$ 50 mil em 12 meses (veja quadro acima).

Se o valor do 13º for insuficiente para quitar a dívida, o trabalhador pode tentar abater o máximo possível –e ainda tentar renegociar o restante com o banco. Mas cuidado para não trocar juros menores, de empréstimos antigos, por outros maiores –os bancos subiram as taxas para acompanhar a alta da Selic.

Nos empréstimos com juros menores, como o imobiliário –cujas taxas costumam ser inferiores a 14,25% da taxa básica Selic–, pode não valer a pena, segundo Michael Viriato, professor do laboratório de finanças pessoais do Insper.

"Neste caso, vale aplicar o dinheiro do 13º salário, pois os juros recebidos serão superiores aos cobrados no empréstimo. O consumidor ganha a diferença", afirma.


DESPESAS EXTRAS

Quem conseguiu manter as finanças em dia durante 2015 deve ainda reservar uma parte para as despesas de início de ano. Impostos como o IPVA (veículos) e o IPTU (predial) têm descontos para quem paga à vista. O IPVA, por exemplo, dá abatimento de 3% para o motorista que quitar o imposto em janeiro, pouco menos da metade do ganho anual da poupança.

O trabalhador que já possui uma reserva de emergência para arcar com esses gastos pode destinar parte dos recursos extras para compras ou para planejar suas férias.

Após passar anos com o dinheiro contado e sem ter uma renda regular, o produtor de TV João Metzner, 25. conseguiu um emprego fixo e terá agora o 13º salário. Com isso, organizou as contas e passou a guardar 25% do salário.

"Quero me fazer um agrado, comprar alguns aparelhos eletrônicos. Também estou planejando uma viagem de férias. O que sobrar, gasto com presentes de Natal."

PREPARE-SE

Despesas de início de ano podem crescer e pesar no bolso

> IPTU 2016
O reajuste do imposto para a cidade de São Paulo ainda não foi definido, mas, como segue o IPCA, deve ficar perto de 10%. Em 2015 foi vantajoso pagar à vista, pois o desconto foi de 4%

> MATERIAL ESCOLAR
Segundo o IPCA, artigos de papelaria tiveram alta de 8,21% em 12 meses até outubro de 2015. Transporte escolar também cresceu 8,20%

> IPVA 2016
O imposto para veículos usados será, em média, 3,3% menor no Estado de São Paulo em 2016.O pagamento começa a vencer no dia 11 de janeiro. Compensa pagar à vista e ter desconto de 3%, já que aplicar o valor renderia menos por mês

VEJA COMO PAGAR SUAS DÍVIDAS COM O 13º

> LIVRE-SE

Se você tem só uma dívida e o 13º a cobre integralmente, pague tudo

> NEGOCIE

Se você tem só uma dívida, mas o 13º não a cobre totalmente, use o benefício como entrada em uma renegociação. Bancos podem trocar dívidas de cheque especial, por exemplo, por linhas de empréstimo com juros menores

> PRIORIDADES

Se você tem mais de uma dívida e o 13º não cobre tudo, dê preferência às que cobram juros maiores, como as de cartão de crédito e cheque especial.

Fonte: Folha Online 

0 comentários: