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Procon Fortaleza celebra Dia Mundial do Consumidor com mutirão de resolução de problemas em tempo real

Mutirão com linha direta das empresas vai ser realizado em todos os núcleos do órgão (Centro, Antonio Bezerra, Messejana e Regional V) e ainda na Praça do Ferreira e CDL Fortaleza

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) realizará, nesta sexta-feira (15/3), um mutirão para resolução de problemas dos consumidores em tempo real. Pelo menos, 36 empresas disponibilizaram uma linha direta com o objetivo de identificar e solucionar a demanda dos consumidores, antes mesmo da abertura de reclamação. Este tipo de serviço já existe, mas será intensificado nesta sexta, Dia Mundial do Consumidor. Bancos, operadoras de cartão de crédito, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, concessionária de energia, operadoras de telecomunicações e planos de saúde participarão do mutirão.

O Procon também prepara um encontro com empresários, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza). O objetivo é esclarecer o segmento empresarial sobre os principais direitos dos consumidores, o que evitaria infrações às leis consumeristas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) participará da iniciativa. Ainda como parte da programação, novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor tomarão posse para o biênio de 2019 à 2021.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, ressalta a importância da linha direta com as empresas. "Por meio deste canal, podemos dar agilidade e resolver os problemas dos consumidores em tempo real. É uma alternativa quando há consenso entre as partes". A Diretora alerta que, caso as empresas não atendam à demanda dos consumidores, poderá ser aberto um processo administrativo, que pode resultar em multa de até R$ 12,7 milhões.

Serviço:
Dia Mundial do Consumidor
Mutirão de linha direta com empresas
Data: 15 de março
Procon Centro - Rua Major Facundo, 869 (das 8h às 17h)
Núcleos vapt vupt Antonio Bezerra e Messejana (das 8h às 17h)
Procon Regional V - avenida Augusto dos Anjos, 2466, Bonsucesso (das 8h às 17h)
Praça do Ferreira (das 9h às 15h)
CDL Fortaleza - Rua 25 de março, Centro (das 9h às 13h)

Reclamações
Das 20.504 reclamações no ano passado, em cerca de 11.727 foram registradas acordo, conferindo uma taxa de resolutividade média total de 57%. Em algumas unidades de atendimento, como por exemplo no núcleo do vapt vupt de Messejana, a taxa de resolutividade chegou a 81%.

O Procon também registrou elevação na quantidade de atendimentos no ano passado (20.504 registros), contra 19.234 no ano anterior (2017), conferindo um aumento de 6,60%.

Atendimentos 2018
Núcleo         Total de atendimentos
Sede (Centro)         12.628
Vapt vupt (Messejana)  3.802
Vapt vupt (Antonio Bezerra) 2.678
Regional V (Bonsucesso)       634
Audiência virtual (internet) 556
Procon Móvel (itinerante) 206

As 10 maiores reclamações 2018
Cartão de crédito   2.959
Outros contratos (escolas,
imobiliárias, seguradoras)1.913
Àgua e esgoto 1.659
Financeira 1.541
Bancos 1.266
Telefonia celular 1.108
Energia elétrica 1.106
Telefonia fixa 1.083
Telefone (aparelho) 712
Cartão de loja 279

Os 10 problemas mais reclamados
Cobranças indevida e abusiva 9.380
Taxas de juros                 1.563
Produto com vício                 1.251
Não entrega do produto         475
Cálculo de prestação em atraso 398
Valor de reajuste mensalidade 362
Irregularidade em contratos         351
Dúvida sobre cobrança ou valor 329
Cobrança abusiva sob ameaça 315
Defeito e riscos à saúde e
segurança                 273

Fonte: Procon Fortaleza

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