Images

Consumidor deve ter cuidado ao instalar a iluminação natalina em casa

Com a chegada do Natal, casas, comércios e ruas começam a receber decorações com temas natalinos, muitas delas iluminadas. Embora os enfeites sejam encantadores, a montagem deles exige alguns cuidados.

De acordo com o engenheiro da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Josias Ricardo de Souza, antes de decorar a casa com lâmpadas, o consumidor precisa verificar quais as condições das instalações elétricas da residência. “Antes de ligar mais elementos à rede elétrica, é sempre recomendável fazer uma revisão nas instalações. Essa dica vale não só para essa época, mas para o ano todo”, completa.

Pisca-pisca

Por serem usadas apenas uma vez por ano, as pequenas lâmpadas piscantes de Natal passam mais tempo guardadas do que em uso. Por isso, antes de usá-las, é importante verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com os piscas desligados da tomada. “Outro erro bastante comum é o uso de benjamins sobrecarregados. Isso pode fazer com que o limite seja ultrapassado, resultando em um curto-circuito”, alerta Souza.

Um alerta importante é não fazer nenhuma emenda nos fios do circuito de iluminação de Natal.

Incêndios

No caso das árvores de Natal, a CPFL aconselha que o consumidor procure uma que seja resistente ao fogo, para que, na eventualidade de um curto-circuito, o incêndio possa ser evitado.

Também é importante manter a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas. Além disso, o consumidor deve evitar o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos. “A aquisição de produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas minimiza os riscos de curto e incêndio”, explica o engenheiro.
Consumo e economia

O aumento do consumo de energia por conta da iluminação de Natal pode ser minimizado.

Segundo a companhia, a quantidade de lâmpadas utilizadas está diretamente relacionada ao consumo, portanto, o valor da fatura da eletricidade dependerá do número de lâmpadas que serão utilizadas.

De acordo com a CPFL, cada pequena lâmpada incandescente utilizada na decoração das árvores de Natal consome entre 1 watt e 5 watts, portanto, um conjunto de cem luzes tem potência entre 100W, o mesmo que uma lâmpada incandescente de 100W, e 500W.

Uma lâmpada de 100W acesa durante 10 horas consome 1kWh de energia elétrica.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: