Images

Consumidor: veja dicas e cuidados ao participar de leilões on-line

A internet criou diversas oportunidades e possibilidades de negócios. O comércio eletrônico, por exemplo, ao atrair os consumidores, por conta da comodidade oferecida, movimenta milhões. Além do tradicional comércio pela internet, cada vez mais, ficam em evidência os leilões virtuais, que, com suas regras próprias, permitem aos interessados adquirir produtos com preços bastante atraentes.

Lancelivre, Bomdelance, Pagopoko, Olhonoclick e Pexinxa Brasil são exemplos de leilões virtuais em que o consumidor paga por lance dado e cada lance aumenta em R$ 0,01 o preço do produto. “Nesta modalidade, o usuário adquire créditos que o habilita a dar lances. Existe um cronômetro que pode ser reiniciado de acordo com as regras de cada site. O último lance dado, antes de o cronômetro zerar, será o vencedor”, explica o Procon-SP.

Estratégia Para sair vencedor nesses leilões, é interessante observar algumas dicas. Antes de mais nada, é preciso desenvolver uma boa estratégia, explica Carlos Barros, sócio fundador do Mukirana, outro exemplo de site de leilão on-line. Mas, para chegar lá, você vai precisar de um tempo de prática. Para os iniciantes, Barros sugere que comece participando do leilão de algum produto mais barato, assim vai se adquirindo experiência.

Além disso, o participante deve se certificar de que terá tempo suficiente para se dedicar ao leilão. Como o leilão não tem tempo limite, você pode ficar de simples dez minutos a longas 48 horas no site, esperando o timer zerar. Se achar que o leilão vai durar pouco tempo, você corre o risco de fazer suas apostas e não poder ir até o fim, perdendo os lances que fez. De acordo com Barros, a maioria dos leilões dura, em média, de 3 a 4 horas.

Barros também aconselha que o consumidor foque em apenas um produto. Apesar de o site realizar ao mesmo tempo diversos leilões, para fazer uma boa estratégia e aumentar suas chances de ganhar, vale mais focar em apenas um leilão. Checar a bateria do seu computador e a sua conexão também podem fazer a diferença. Como é preciso dar lances em questão de segundos, se a internet for interrompida ou a bateria acabar, você também pode não ser capaz de seguir sua estratégia.

Outro conselho é definir, antes de entrar no leilão, um valor limite. Isso ajuda a evitar que se perca muito dinheiro. Além disso, para não ter problemas com o site, vale a pena ler atentamente as regras do leilão, que devem ser disponibilizadas aos consumidores. De acordo com a assessora técnica do Procon, Maíra Alves, todas as informações devem estar claras para os consumidores.

O consumidor tem direito às informações sobre as regras do leilão. No site do Procon-SP, é possível obter o Guia de Comércio Eletrônico (http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.pdf), que contém informações sobre esse tipo de questão.

Perfil do consumidor
Uma pesquisa do site Mukirana, feita com uma base de cerca de 400 mil usuários, revelou que os homens são os que mais acessam esse tipo de serviço. Do total, 72% são homens, enquanto 28% são mulheres. Os produtos e serviços que mais interessam às mulheres são os relativos à beleza e saúde, aos eletroportáteis e ao esporte e lazer.

Fonte: Yahoo

0 comentários: