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Conexão de celular não atinge meta em 63% dos Estados avaliados pela Anatel

A velocidade da internet móvel, acessada por celulares e tablets, não atingiu a meta estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 7 dos 11 Estados avaliados pela agência. O acompanhamento revela a qualidade da conexão durante o mês de setembro.
 
 A exigência da Anatel é para que, em 95% dos acessos feitos por usuários, seja possível trafegar na rede com uma velocidade instantânea (aquela percebida no momento da navegação) igual ou superior a 20% da prometida em contrato.
 
 Essa meta aumentará para 30% a partir de novembro e para 40% em novembro do ano que vem.
 Em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe esse limite mínimo não foi atingido por uma ou mais operadoras.
 
 No caso de São Paulo e do Rio, a operadora que ficou abaixo da meta foi a TIM.
 
 Em Alagoas e Sergipe, foi a Oi que não cumpriu o percentual mínimo de entrega de velocidade. Em Santa Catarina, o problema foi com a Vivo.
 
 Na Bahia, a dificuldade em atender os usuários se deu tanto na Oi quanto na Tim. No Espírito Santo, Tim e Vivo ficaram abaixo do percentual mínimo.
 
 No Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paraná e no Rio Grande do Sul, todas as operadoras conseguiram atender aos parâmetros mínimos de qualidade.
 
OUTRO LADO
 Procurada pela reportagem, a Tim informou que, diante dos resultados avaliados pela Anatel, "observou oportunidades de melhoria em algumas localidades e está investindo constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede".
 
 A empresa também disse, por meio de nota, que já foram verificados avanços na velocidade da conexão entre agosto e setembro e que os resultados agora estão "bem próximos da meta".
 
 A Oi esclareceu que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas "já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia".
 
 A Claro disse que "pela terceira vez consecutiva é a operadora que obteve o melhor desempenho nos indicadores".
 
 Para a Vivo, os resultados divulgados pela Anatel mostram que houve melhora nos serviços da empresa em relação aos meses anteriores. "As ações adotadas estão surtindo efeito", diz a companhia em nota.
 
 A empresa destacou ainda que "outros ajustes estão sendo implantados" para melhorar o resultado das próximas medições.
 
Fonte: Folha Online - 25/10/2013

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